FORTALECIMENTO DA CENPROT POR MEIO DA UNIFORMIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS COM FOCO NO APRIMORAMENTO E EFICIÊNCIA DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS É TEMA DE PALESTRA EM ENCONTRO DE TABELIÃES


Paula Brito - 15/04/2024

O tema “Fortalecimento da Cenprot por meio da uniformização de procedimentos com foco no aprimoramento e eficiência da prestação de serviços” foi abordado pelo gestor de tecnologia da informação do IEPTB/BR, Luiz Paulo Souto Caldo, durante a realização do I Encontro Estadual dos Tabeliães de Protesto de Mato Grosso, promovido pelo Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil Seção Mato Grosso (IEPTB-MT). A mediadora foi a tabeliã do 2º Ofício de Sinop, Danielle Bueno.

Luiz Paulo iniciou sua apresentação informando que a Cenprot oferece uma série de serviços e vantagens para seus usuários, incluindo a otimização na recuperação de crédito, ajudando a reduzir a inadimplência por meio do protesto de títulos de forma eficiente e organizada, bem como promover a transparência no mercado com segurança jurídica.

Ele destacou que a Cenprot possibilita a autorização para o cancelamento (anuência eletrônica) do protesto, além de realização de pesquisas gratuitas para verificar quais títulos protestados já podem ter seu protesto cancelado e edital eletrônico, com pesquisas também gratuitas de CPF ou CNPJ.

Outra evolução atribuída à Cenprot, segundo Luiz Paulo, foi a forma de acesso à plataforma, agora pelo Gov.br, e o Avise-Me, novo serviço que permite a um usuário monitorar seu CNPJ/CPF e ser avisado por e-mail, SMS, Whatsapp e site da Cenprot quando forem apresentados novos títulos para protesto. Também informa quando um título protestado já puder ser cancelado.

“A Cenprot também conta com o Arquivo de Andamento, que é a ferramenta que permite aos apresentantes acompanhar o andamento de seus títulos, desde o apontamento até a finalização. O Arquivo de Andamento é posicionado entre o Arquivo de Confirmação e o Arquivo de Retorno, proporcionando atualizações do status dos títulos para melhorar a transparência e a eficiência na comunicação entre apresentantes, CRA e cartórios”, disse Luiz Paulo.

Fonte: IEPTB-MT


ACOMPANHE