INSTITUTO DE PROTESTO PARTICIPA DA CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO DA PRIMEIRA TURMA DA PÓS-GRADUAÇÃO DE DIREITO NOTARIAL E REGISTRAL DA UFMA


Paula Brito - 28/08/2023

Na última sexta-feira (25), o Superintendente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Maranhão (IEPTB-MA), Christian Carvalho, participou da cerimônia de entrega dos certificados de finalização da Primeira Turma da Pós-Graduação de Direito Notarial e Registral da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). 

A cerimônia, que aconteceu no Palácio Cristo Rei - Praça Gonçalves Dias, Centro de São Luís/MA, contou com a presença de representantes das associações que englobam todas as atribuições cartorárias do estado.

Participaram da cerimônia Devanir Garcia, presidente da Anoreg-MA; Lucas Semeghini, vice-presidente da Anoreg-MA; Pedro Cavalcante, presidente do CNB-MA; Thyago Soares, presidente do IRTPJ-MA; Graciana Soares, secretária-geral da Arpen-MA; a juíza Dra. Sara Fernanda Gama; do Coordenador da Pós-Graduação, o tabelião Danilo Martins, da professora Dra. do Departamento de Direito da UFMA, Lucylea Gonçalves França; do Prof. Walter Nunes, que na ocasião estava representando o reitor da UFMA, Natalino Salgado e Ivaldo Vidigal, representante da Fundação Sousândrade.

Para a prof. Dra. Lucylea Gonçalves França, o momento foi de celebração para todos que fizeram parte da 1ª Turma da Pós-Graduação. “Foi o primeiro curso com essas características aqui no Maranhão, inclusive existem poucos no Brasil, e foi de extrema importância para o processo de formação dos profissionais que já atuam na área cartorária e, sobretudo, para dar visibilidade para aqueles que se interessam pelo assunto”, frisou. 

O curso, realizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), através da Fundação Sousândrade, teve duração de 18 meses e contou com a parceria do IEPTB-MA, ANOREG-MA, CNB-MA, IRIB-MA, ATC-MA, ARPEN-MA e IRTDPJ-MA.

Para Christian Carvalho, Superintendente do IEPTB-MA, contribuir com esse curso, pioneiro do Maranhão, é extremamente gratificante. “É uma alegria saber que os Cartórios de Protesto do estado, representados pelo IEPTB-MA, podem contribuir para que a Pós-Graduação em Direito Notarial e Registral da UFMA saísse do papel e se concretizasse. E estar presente na cerimônia de encerramento da primeira turma é uma grande satisfação para nós.”

O coordenador do curso, Danilo Martins, destacou o grande desafio que foi finalizar a 1ª Turma de Pós-Graduação em Direito Notarial e Registral da UFMA em um momento tão conturbado que estávamos vivendo em todo o mundo. “Começamos a turma em um momento muito desafiador para todos, em um momento de pandemia. E finalizar essa turma é um motivo de alegria e um passo muito grande para que se tenha, no futuro, uma linha de pesquisa em registros públicos na Universidade Federal do Maranhão ou até mesmo um Mestrado nessa área”, destacou.

Na ocasião, foi lançada a 2ª Turma da Pós-Graduação em Direito Notarial e Registral da UFMA que tem previsão de início para o mês de setembro de 2023.


ACOMPANHE