ENCONTRO CONVERGÊNCIA: DUAS DÉCADAS MOLDANDO O FUTURO DOS CARTÓRIOS DE PROTESTO
Paula Brito - 29/04/2025

Desde sua criação em 2003, o Encontro Convergência consolidou-se como o maior e mais relevante evento dos tabeliães de protesto do Brasil. Idealizado com o propósito de reunir profissionais de todo o país para trocar experiências, incorporar novas tecnologias e modernizar a atuação dos tabelionatos, o evento chega à sua 21ª edição em 2025, mantendo vivos os princípios que o originaram.
Para Germano Toscano de Brito, 1º secretário do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB), presidente da seccional da Paraíba (IEPTB-PB) e um dos idealizadores do Convergência, a longevidade e importância do evento estão diretamente ligadas ao seu papel transformador. “O Convergência nasceu com o espírito de promover avanços e mudanças de paradigma. Desde então, ajudou a posicionar o Protesto como um instrumento moderno e eficaz de recuperação de crédito e análise para o setor financeiro”, afirma.
A edição de 2025, que será realizada em São Luís (MA), promete ser um marco. Com o tema “Soluções Digitais e a Economia Tokenizada: Impactos para o Protesto”, o evento colocará em pauta o uso de tecnologias emergentes, como blockchain e integração com fintechs, na modernização dos serviços cartorários. “Estamos vivendo minuto a minuto o desenvolvimento de tecnologias digitais. Para manter sua relevância, o Protesto precisa evoluir junto com esse ecossistema”, destaca Toscano de Brito.
Ao longo dos anos, uma das marcas registradas do Convergência é a mudança anual de sede, o que permite integrar realidades regionais e valorizar os anfitriões locais. A cada edição, o evento busca inovação, melhores estruturas e temas de alta relevância. E em 2025, em São Luís, não será diferente. “Com certeza o Convergência 2025 será um sucesso. A bela capital do Maranhão será palco de discussões essenciais para fortalecer o segmento extrajudicial”, projeta o diretor.
Outro diferencial do evento é sua capacidade de reunir diferentes setores da sociedade. Além dos tabeliães, o Convergência convida empresários, instituições financeiras, membros do Judiciário e representantes do Poder Público. “A convergência de experiências permite mostrar à sociedade o quanto os cartórios são essenciais, especialmente o Protesto de Títulos como ferramenta eficaz de cobrança”, explica.
As expectativas para esta edição são as melhores. A mobilização nacional já começou, com tabeliães de todas as regiões buscando se inscrever. “Será um momento de virada de página, com inovações estruturais e tecnológicas fruto de um esforço conjunto do IEPTB e de parceiros como a Vallya e a INEO. Esse será o legado do Convergência 2025: transformar, inovar e modernizar o Protesto no Brasil”, conclui Toscano de Brito.
Duas décadas depois, o Convergência segue como uma bússola para o futuro da atividade notarial de protesto — conectando tradição, tecnologia e compromisso com o desenvolvimento da atividade no país.
Fonte: IEPTB/BR